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Classificação dos carboidratos (continuação)

Polissacarídeos

São uniões de várias unidades de glicose, diferindo apenas no tipo de ligação.

Os polissacarídeos são menos solúveis e mais estáveis que os açúcares mais simples.

São conhecidos como carboidratos complexos.

Amido

É a reserva energética dos vegetais. Encontrados em grãos, raízes, vegetais e legumes. É a principal fonte de carboidrato da dieta, sendo recomendado de 50 a 55% do total de quilocalorias seja proveniente dos carboidratos complexos. Os amidos de diferentes fontes alimentares tais como o milho, arroz, batata, tapioca, mandioca, trigo, são polímeros de glicose com a mesma composição química e suas características são determinadas pelos números de unidades de glicose.

Glicogênio

É a forma de armazenamento dos carboidratos nos seres humanos e nos animais no fígado e no tecido muscular. Apesar da presença no tecido animal, a carne e outros produtos animais não contêm quantidade apreciável de glicogênio. Devido a Epinefrina e outros hormônios de estresse liberado na matança dos animais, os estoques de glicogênio são esgotados. O glicogênio é importante no metabolismo, pois ajuda a manter níveis de açúcar normais durante períodos de jejum, como durante o sono e é combustível imediato para contrações musculares.

Celulose

É o polissacarídeo constituinte da estrutura celular dos vegetais. A celulose não sofre ação das enzimas digestivas de humanos, com isso não é digerida e torna-se uma fonte importante de fibras da dieta. A celulose encontra-se apenas em vegetais: frutas, hortaliças, legumes, grãos, nozes e sementes.

   

Como referenciar: "Polissacarídeos" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 20/11/2019 às 13:43. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/macronutrientes/p2_2.php