Você está em Artigos

Hipertensão

A hipertensão é uma doença multifatorial decorrente da insuficiência cardíaca e da má circulação do sangue (aterosclerose), podendo ser provocada ou acelerada por fatores alimentares e emocionais.

Não costuma apresentar sintomas, mas eventualmente pode se observar dores de cabeça, tontura, sangramento nasal, zumbido no ouvido e distúrbios visuais.

Classificação

Pressão sistólica acima de 140 mm Hg e/ou pressão diastólica acima de 90 mm Hg. A pressão sistólica bombeia o sangue para os vasos e a diastólica recebe o sangue dos vasos.

Conduta alimentar

O consumo calórico diário deve ser reduzido, pois o excesso de peso aumenta a pressão sobre os vasos sanguíneos. A alimentação deve ser rica em fibras, aumentando o consumo de hortaliças, frutas, leguminosas e cereais integrais como, por exemplo, aveia.

Reduzir o consumo de sódio: substitua-o por temperos naturais como salsinha, cebola, orégano, hortelã, alho, manjericão e cominho.

Evitar alimentos enlatados, sopas, temperos e molhos prontos, pois apresentam alto valor de sódio.

Aumentar o consumo de potássio (maçã, banana, laranja, tomate, repolho e algas marinhas). Reduzir o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas e hidrogenadas, pois sobrecarregam as artérias e o coração.

Como referenciar: "Hipertensão" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 24/09/2018 às 11:33. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/patologias/hipertensao/