Você está em Diversos > Profissão

Profissão de Nutricionista

Técnico em Nutrição e Dietética

O Técnico em Nutrição e Dietética é um profissional da área da saúde que divide com o nutricionista a responsabilidade de promover, manter e recuperar a saúde de indivíduos ou coletividades.

Desenvolve atividades voltadas para a alimentação humana de sadios ou enfermos em todas as fases do ciclo da vida.  Planeja, administra e coordena os processos de produção na indústria alimentícia, bem como programas de alimentação em escolas, hospitais ou hotéis. Atua sob supervisão do nutricionista.

São Técnicos em Nutrição e Dietética os egressos dos cursos técnicos que atendam às disposições da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e que estejam adequados aos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico, aprovados pelo Ministério da Educação.

De acordo com o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) a Resolução de nº227/1999, complementada pela Resolução nº 312/2003, o exercício da profissão de técnico em Nutrição e Dietética, profissional da área de saúde, será permitido exclusivamente aos inscritos nos Conselhos Regionais de Nutricionistas, cabendo a estes órgãos exercerem a orientação, disciplina e fiscalização do exercício profissional.

Áreas de atuação

Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN)

Técnicos em Nutrição e Dietética prestem atendimento a populações sadias, tais como restaurantes industriais e comercias, hotéis, cozinhas experimentais, creches, escolas e supermercados.

Unidade de Nutrição e Dietética (UND)

Técnicos em Nutrição e Dietética prestem assistência à saúde de populações portadoras de patologias, tais como hospitais, clínicas, asilos e similares.

Saúde Coletiva

Técnicos em Nutrição e Dietética atuam em Programas Institucionais, Unidades Básicas de Saúde e similares.

O curso de formação

O curso Técnico de Nutrição e Dietética é composto de aulas teóricas e práticas. Estuda-se os alimentos, técnicas dietéticas dos alimentos e patologias. O aluno aprende a produzir, distribuir e fazer o controle higiênico de refeições, além de se capacitar para coordenar, supervisionar e executar programas de treinamento e desenvolvimento de pessoal.

Duração do curso: em média 2 anos.

Mercado de trabalho

O Técnico em Nutrição pode atuar em diferentes segmentos, realizando atividades em restaurantes industriais e comerciais, hotéis, cozinhas experimentais, creches, escolas, supermercados, hospitais, clínicas, empresas que fornecem cestas básicas e instituições de educação alimentar.

Juramento do Técnico em Nutrição e Dietética

"Prometo exercer com lealdade e dedicação as funções de Técnico em Nutrição e Dietética, respeitando em qualquer circunstância a ética profissional, em benefício da saúde do homem, sem discriminação de qualquer natureza" (Resolução CFN nº 333/2004).

Datas importantes

7 de abril – Dia Mundial da saúde
27 de junho – Dia do Técnico em Nutrição e Dietética
5 de agosto – Dia Nacional da Saúde
16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação

Como referenciar: "Técnico em Nutrição e Dietética" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2020. Consultado em 23/11/2020 às 16:25. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/profissao/p4.php

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

O SONHO DE SER CANTOR

SOFRENDO COM A LÍNGUA PORTUGUESA