Você está em Diversos > Notícias

Consumo de amora reduz riscos de doenças do coração

Cientistas da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, EUA, descobriram que tomar três copos de suco de amora por dia pode aumentar significativamente a taxa de colesterol bom no sangue, ampliando assim os níveis de antioxidantes e reduzindo o risco de doenças do coração.

Embora os pesquisadores já supusessem, com base em testes de laboratório, que o suco de amora ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas, até agora nenhum estudo com pessoas havia estabelecido essa relação.

Joe Vinson, professor da Universidade de Scranton, disse que, além dos benefícios para o coração, estudos anteriores comprovaram que a amora pode auxiliar na prevenção da infecção urinária e na redução do risco de úlcera e câncer no estômago. "Se você não gosta de suco de amora, há alternativas também saudáveis", diz Vinson. Um estudo recente revelou que a ingestão de três copos de suco de laranja por dia tem efeito similar ao do suco de amora, aumentando também o nível do bom colesterol no sangue; diferente do suco de amora, o suco de laranja aparentemente não aumenta a capacidade antioxidante do organismo. Vinson sugere que as pessoas incluam ambos os sucos em seus cardápios diários.

Os tipos de amora mais consumidos:

- Branca (Morus alba L.): Também conhecida como amora do mato, a amora branca vem de árvores de folhas finas, lisas ou ligeiramente rugosas. As flores são pequenas e esbranquiçadas e os frutos são formados pela união de muitos frutos em um só: são pequenos, cilíndricos, brancos ou róseos, doces ou acres.

- Preta (Morus nigra L.): Menor e mais rústica do que a branca, a amora preta tem folhas ásperas e casca rugosa e escura. Os frutos são maiores do que os da amoreira branca, têm cor vermelha bem escura e sabor agridoce, muito agradável.

- Vermelha (Morus rubra L.): Também chamada de amora silvestre e amora de barranco, a amora vermelha é composta por longos caules curvos, com espinhos curtos, levemente encurvados e aguçados. Os frutos, conhecidos como amora ou morango silvestre, são bolinhas vermelhas e ocas.

15/07/2010

Fonte: www.nutricaohoje.com.br

Como referenciar: "Consumo de amora reduz riscos de doenças do coração" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 24/04/2024 às 06:48. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/noticia.php?id=53