Você está em Diversos > Notícias

Incidência de câncer é menor entre vegetarianos, diz estudo

Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition sugere que uma dieta vegetariana pode ajudar na prevenção do câncer. A pesquisa, realizada na Grã-Bretanha, mostrou que o risco da doença é menor entre não carnívoros, exceto no caso de tumores colorretais.

Os pesquisadores analisaram dados de 52,7 mil pessoas com idades entre 20 e 89 anos e concluíram que aquelas que não comiam carne tinham uma incidência significativamente menor de câncer do que as que incluíam carne em sua dieta alimentar. Contudo, o estudo revelou que os vegetarianos - quase um terço dos participantes - tinham uma maior incidência de câncer colorretal, que abrange tumores que atingem o cólon (intestino grosso) e o reto. A descoberta surpreendeu os pesquisadores, uma vez que este tipo de câncer geralmente está associado ao consumo de carne vermelha.

O autor da pesquisa, Tim Key, da organização Cancer Research UK, disse que nenhum estudo anterior havia examinado a dieta vegetariana dessa forma e que a questão gera muita confusão. "É interessante. O estudo sugere que pode haver alguma redução do risco de câncer em vegetarianos e pessoas que comem peixe; precisamos examinar isto com cuidado", afirmou. "O estudo sustenta a idéia de que vegetarianos têm uma incidência mais baixa de câncer colorretal e eu acredito que (...) nós precisamos analisar com mais cuidado como a carne se encaixa nisso."

11/08/2010

Fonte: http://www.estadao.com.br

Como referenciar: "Incidência de câncer é menor entre vegetarianos, diz estudo" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 16/04/2024 às 05:18. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/noticia.php?id=56