Você está em Diversos > Notícias

Dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) pode ajudar na prevenção de pedras nos rins, informa artigo do periódico CJASN

Pesquisa publicada no Clinical Journal of the American Society of Nephrology, de setembro de 2010, avaliou a relação existente entre a dieta Dietary Approaches to Stop Hypertension (DASH Diet), a excreção urinária de fatores litogênicos e a redução na formação de cálculos renais (nefrolitíase).

Foram analisados dados de 3.426 participantes com e sem nefrolitíase nos estudos Health Professionals Follow-up Study (HPFS) e Nurses Health Studies (NHS) I e II. A dieta DASH é baseada na alta ingestão de frutas, vegetais, nozes, legumes, lacticínios desnatados, grãos integrais e baixa ingestão de açúcares e carnes vermelhas ou processadas.

Os resultados mostram que esta dieta pode reduzir a formação de pedras nos rins por aumentar a excreção do citrato urinário e o volume urinário. A pequena associação entre um score alto na dieta DASH e a supersaturação relativamente baixa de oxalato de cálcio (apenas em mulheres) sugere inibidores de cálculos não identificados em lacticínios e/ou plantas. Também foram observadas maior excreção urinária de potássio, magnésio, fosfato e maior pH, além de baixa supersaturação relativa de ácido úrico.

Uma das principais limitações do estudo é a coleta de amostras de urina de 24 horas, o que não permite a identificação de aumentos pós-prandiais de fatores litogênicos como do cálcio e do oxalato e reflete apenas a ingestão dietética de curto prazo. Outro fator limitante é a participação de apenas pessoas brancas, não permitindo generalizações.

04/10/2010

Fonte: www.nutricaohoje.com.br

Como referenciar: "Dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) pode ajudar na prevenção de pedras nos rins, informa artigo do periódico CJASN " em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 18/04/2024 às 18:17. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/noticia.php?id=62