Você está em Artigos

Diferença entre produto LIGHT e DIET

Existem muitas dúvidas em torno de alimentos light e diet, sendo que poucas pessoas sabem realmente diferenciá-los.

De forma resumida, nos alimentos diet ocorre a eliminação de um ou mais ingredientes da fórmula original (ex: açúcares, gorduras, sódio, proteínas, etc).

Portanto, os alimentos diet são indicados para pessoas que tenham restrição de consumo de algum ingrediente, como os diabéticos que não podem ingerir açúcar, e os hipertensos que não devem consumir muito sal.

Já nos alimentos light, ao invés da eliminação do ingrediente, deve haver uma redução mínima de 25%. Porém, isso não significa que um alimento light tenha mais calorias que o diet, já que depende de qual substância teve sua quantidade reduzida. Acompanhe a seguir algumas informações sobre o assunto.

LEGISLAÇÕES DE 1968 -1988

Decreto -Lei 986/69 -Normas Básicas de Alimentos
Alimento dietético: Todo alimento elaborado para regimes alimentares especiais destinado a ser ingerido por pessoas sãs.

Lei n.º 5.991, de 17 de dezembro de 1973  
Produto dietéticos: Produto tecnicamente elaborado para atender às necessidades dietéticas de pessoas em condições fisiológicas especiais.

Lei n.º 6.360, de 23 de setembro de 1976
Produtos dietéticos: Aqueles com finalidade de suprir necessidades dietéticas especiais; suplementar a alimentação com vitaminas, aminoácidos, minerais e outros elementos; e substituir os alimentos habituais nas dietas de restrição.

Termos utilizados

Atributo Conteúdo Absoluto
Baixo, pobre, leve, light, lite, low...
Não contém, livre, free, no, Without ...
Alto teor, rico em, High, Rich...
Alto conteúdo...
Fonte de, Source...
Muito Baixo, Very low...
Sem adição de, No.added...

Atributo Conteúdo Comparativo
Reduzido, leve, Light, Lite...
Aumentado, Increased...

Nutrientes e valor energético

Calorias

Baixo ou Light
  Máximo de 40 kcal/100g ou 20 kcal/100ml.

Reduzido
  No mínimo 25% de calorias a menos do que o alimento de referência e diferença maior que 40 kcal/100g ou 20 kcal/100ml.

Açúcar

Baixo ou Light
  Máximo de 5 g de açúcar em 100g ou 100ml e máximo de 40 kcal/100g ou 20 kcal/100ml. Se não houver redução de calorias, usar a frase: Este não é um alimento com valor energético reduzido”.

Sem Adição de Açúcar
  Açúcares não foram adicionados durante a produção ou embalagem do produto e não contém ingredientes que açúcares foram adicionados.

Se o alimento não atender a condição de baixo ou reduzido em calorias, usar a frase: Este não é um alimento com valor energético reduzido”.

Gorduras totais

Baixo ou Light
  Máximo de 3 g de gordura em 100g ou 1,5g de gordura em 100ml.

Reduzido
  No mínimo 25% a menos de gordura do que o alimento de referência.

A diferença deve ser maior que 3g de gordura em 100g ou 1,5g em 100ml.

  

Como referenciar: "Diferença entre produto LIGHT e DIET" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 16/01/2019 às 23:31. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/dietlight/