Você está em Material de apoio > Macronutrientes

Funções das gorduras

1) Componentes de estruturas celulares (membranas plasmáticas);

2) Principal fonte energética do organismo (1 grama fornece 9 Kcal);

3) Importante isolante térmico e físico;

4) Sintetizam hormônios e ácidos biliares;

5) Veículos de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K);

6) Proporcionam mais palatabilidade aos alimentos.

Digestão, absorção e metabolismo

A digestão das gorduras ocorre quase totalmente no intestino delgado, porém, a ação preparatória ocorre nas paredes anteriores do trato gastrointestinal.

No estômago, apenas as gorduras emulsionadas (gordura do leite e da gema do ovo) recebem a ação da lípase gástrica, que desdobra as gorduras em ácidos graxos e glicerol.

As demais gorduras primeiramente devem ser emulsionadas pela bile. Isso divide a gordura em glóbulos pequenos, aumentando a superfície para a ação das enzimas. Sob ação da lípase entérica e da lípase pancreática, as gorduras já emulsionadas, decompõem-se em ácidos graxos e glicerol, e assim podem ser absorvidas.

Após a absorção, há uma recombinação desses componentes formando gorduras neutras, que são levadas ao fígado para produzir substâncias específicas ou armazenadas sob forma de tecido adiposo para ser utilizada para fins calóricos.

   

Como referenciar: "Funções das gorduras" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 20/01/2019 às 10:02. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/macronutrientes/p6_2.php