Você está em Diversos > Curiosidades

Varizes

O problema é provocado pela fraqueza genética das paredes das veias ou ainda devido à pressão excessiva exercida sobre as veias. Uma alimentação rica em gordura e pobre em fibras contribui para a constipação, bem como para o sedentarismo e obesidade, podendo ocasionar o surgimento das veias.

Sintomas
Veias inchadas e aumentadas;
Sensação de peso, aperto e cansaço nas pernas;
Coceira ao redor das varizes;
Ulceração sobre as varizes.

Alimentos recomendados
Uma dieta rica em fibras é a melhor arma contra as varizes. Aumente o consumo de hortaliças, frutas frescas, cereais integrais, nozes e sementes. Determinados tipos de flavonoides fortalecem as paredes dos vasos e aumentam a sua elasticidade. As frutas de cor avermelhada e azuladas (cerejas, mirtilos e amoras pretas) são ricas nesses flavonoides. Para melhorar a circulação, tempere suas refeições com alho, gengibre ou pimenta de caiena. A vitamina E é excelente para a circulação e ajuda a previnir coágulos sanguíneos. Gérmen de trigo, folhas verdes e soja são as principais fontes.

Veja também...

Chás para fortalecer a mente

Vitamina K não pode faltar

Vinhos na cozinha e menos gordura na comida

Queijo de búfala: mais rico em cálcio

O que é FOS?

Prevenindo o câncer de próstata

Para perder peso, devo cortar gorduras ou calorias?

<< Voltar para seção "Curiosidades"

Como referenciar: "Varizes" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2021. Consultado em 18/09/2021 às 23:58. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/curiosidades/curiosidade.php?id=51

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

O SONHO DE SER CANTOR

SOFRENDO COM A LÍNGUA PORTUGUESA