Você está em Diversos > Curiosidades

Intoxicação alimentar

O organismo de uma pessoa reage às toxinas produzidas por bactérias que contaminam alimentos. Os sintomas variam em náuseas, fraqueza geral do corpo, febre, cólicas abdominais, vômitos e diarreia. A intoxicação ocorre como resultado do manuseio, armazenamento ou cozimento inadequado dos alimentos. Por isso, é importante que as pessoas lavem muito bem as mãos com sabão antes de comer e de preparar as refeições.

Exemplos de intoxicação alimentar:

Estafilococo
Os alimentos manuseados por pessoas com infecções cutâneas podem ser contaminados quando deixados em temperatura ambiente. O exemplo clássico é o da salada de batata que ficou fora do gelo por muito tempo. Os sintomas surgem rapidamente (dentro de 2 a 8 horas) e se resolvem em 12 horas. Podem incluir:
Náusea;
Vômito;
Cólica;
Diarreia;
Dor de cabeça;
Febre.

Campilobacter
Esta infecção costuma resultar de aves infectadas e cozidas de maneira inadequada. Também ocorre a partir do leite não pasteurizado e da água contaminada. Os sintomas costumam se manifestar 2 a 5 dias após a exposição, podendo incluir:
Diarreia;
Náusea;
Vomito;
Febre;
Dor e cólica abdominal.

Salmonela
Entre os alimentos mais comuns, estão: leite não pasteurizado, aves e ovos malcozidos. Os sintomas começam de 16 a 48 horas após a ingestão do alimento e podem durar até 7 dias. Esta infecção causa problemas intestinais graves, como:
Dor de cabeça;
Febre;
Dor abdominal;
Diarreia;
Náusea;
Vomito (às vezes).

Botulismo
Alimentos enlatados em casa são a fonte mais comum dos esporos que causam a toxidade no sistema nervoso. As toxinas produzidas pelos esporos podem ser eliminadas por meio do calor, cozimento dos alimentos a 80°C. Os sintomas costumam surgir dentro de 18 a 36 horas após a ingestão da toxina do botulismo. Pode ser uma intoxicação alimentar muito grave e fatal. Os sintomas incluem:
Náusea;
Vomito;
Fraqueza muscular;
Constipação;
Dificuldade de respirar.

Escherichia coli
A infecção costuma ocorrer como resultado de carne malcozida, leite não pasteurizado ou da contaminação fecal oral. Esta bactéria infecta o trato digestivo e provoca diarreia com sangue. Crianças e idosos são os mais suscetíveis.
Os sintomas incluem:
Diarreia líquida, seguida de diarreia com sangue;
Cólica abdominal grave;
Febre (em geral ausente ou baixa).

Veja também...

Frituras enfraquecem o corpo

Como calcular as calorias de um alimento?

Sucos nutritivos com a combinação de vegetais

Batata roxa ajuda a reduzir a pressão arterial.

Segredos da combinação alho com azeite de oliva

Para que serve o óleo de cártamo?

Figos contra osteoporose

<< Voltar para seção "Curiosidades"

Como referenciar: "Intoxicação alimentar" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2020. Consultado em 30/11/2020 às 07:05. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/curiosidades/curiosidade.php?id=55

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

O SONHO DE SER CANTOR

SOFRENDO COM A LÍNGUA PORTUGUESA