Você está em Diversos > Curiosidades

Refrigerantes

Os refrigerantes contêm substâncias como acidulantes e corantes. Os efeitos colaterais destas substâncias ao homem vão depender da sensibilidade do indivíduo para algum tipo de reação, como por exemplo, uma reação alérgica. Porém, um dos componentes certamente presentes nos refrigerantes é o açúcar. Sabe-se que o excesso de açúcar no organismo humano pode causar sobrepeso, obesidade, flatulência (gases) e agravar quadros de gastrite e diabetes.

Dentre as variedades de refrigerantes existentes no mercado, os refrigerantes mais consumidos são os do grupo cola e guaraná, que são ricos em cafeína. A cafeína, em diferentes graus, tem ação diurética, vasodilatadora e excitante do sistema nervoso central; revigora e diminui o sono e a fadiga. Também está presente com maior frequência nos refrigerantes de cola o ácido fosfórico. Esse acidulante pode prejudicar a fixação do cálcio nos ossos, podendo levar à osteoporose.

Para quem gosta de refrigerante mas luta contra os quilos a mais na balança, os refrigerante do tipo "zero" podem ser uma opção. No entanto, também devem ser consumidos de forma moderada, pois além de apresentarem os componentes acima citados, contêm adoçantes artificiais.

Veja também...

Estresse faz engordar?

Não pule refeições

O broto rejuvenesce, dá músculo e energia

Alimentar-se por dois traz riscos à gravidez?

O Tempero que emagrece e diminui o apetite

Café solúvel engorda?

Grão de bico

<< Voltar para seção "Curiosidades"

Como referenciar: "Refrigerantes" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 20/04/2024 às 03:12. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/curiosidades/curiosidade.php?id=92