Você está em Diversos > Curiosidades

Piperina: Extrato extraído da Pimenta-preta

A piperina é um alcaloide extraído das sementes de Piper nigrum (pimenta-preta). Atua como estimulante natural e intervém na absorção de selênio, vitamina B e b-caroteno. Tem sido utilizada no tratamento de atletas e idosos cuja capacidade de absorver nutrientes é deficiente. Possui função digestiva e acelera o metabolismo. As substâncias picantes das pimentas (capsaicina e piperina) melhoram a digestão, estimulando as secreções do estômago. Possuem efeito carminativo (antiflatulência). Cada vez mais, os estudos vêm demonstrando a potente ação antioxidante (antienvelhecimento) da capsaicina e piperina, bem como as potentes propriedades anti-inflamatórias das pimentas. As substâncias ativas da pimenta são candidatas promissoras para o alívio de doenças inflamatórias.
A piperinapromove uma rápida absorção de nutrientes no trato gastrointestinal devido ao seu caráter lipofílico (tem afinidade com o tecido adiposo) epode interagir com os componentes lipídicos da membrana da célula intestinal, facilitando a permeabilidade e a entrada de nutrientes. Estudos demonstram que ela estimula a enzima: glutamyl transpeptidase, que promove a "entrada" dos aminoácidos para o trato gastrointestinal. Também aumenta o fluxo sanguíneo e ajuda a prevenir contra infartos.

Veja também...

Café solúvel engorda?

Soja preta? Qual a diferença da soja amarela?

Batata roxa ajuda a reduzir a pressão arterial.

Figos contra osteoporose

Castanhas contra varizes

Glutamina: aminoácido poderoso

Intoxicação alimentar

<< Voltar para seção "Curiosidades"

Como referenciar: "Piperina: Extrato extraído da Pimenta-preta" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 27/07/2024 às 08:10. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/curiosidades/curiosidade.php?id=53