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Vitaminas hidrossolúveis (continuação)

Vitaminas do complexo B

Tiamina (B1)

Hidrossolúvel e levemente estável. Absorvida por transporte ativo no duodeno.

Funções: Está envolvido na liberação de energia dos carboidratos, gorduras e álcool.

Carência: Beribéri (dor e paralisia das extremidades, alterações cardiovasculares e edema), anorexia, indigestão, constipação, atonia gástrica, secreção insuficiente de ácido clorídrico, fadiga, apatia geral, enfraquecimento do músculo cardíaco, edema, insuficiência cardíaca e dor crônica no sistema músculo-esquelético (fibromialgia).

Excesso: Pode interferir na absorção de outras vitaminas do complexo B.

Fontes alimentares: Gérmen de trigo, ervilha, levedura, cereais matinais fortificados, amendoim, fígado, batata, carne de porco e gado, fígado, grãos e leguminosas.

Necessidade diária: 1,2mg para homens e 1,1mg para mulheres.

Riboflavina (B2)

É um pigmento fluorescente amarelo esverdeado que forma cristais de agulhas amarelo amarronzadas. É solúvel em água relativamente instável ao calor, mas facilmente destruída pela luz e irradiação.

Funções: Disponibiliza a energia dos alimentos, crescimento em crianças, restauração e manutenção dos tecidos.

Carência: Queilose (rachaduras nos cantos da boca), glossite (edema e vermelhidão da língua), visão turva, fotofobia, descamação da pele e dermatite seborréica.

Excesso: Não existe toxicidade conhecida.

Fontes alimentares: Iogurte, leite, queijo, fígado, rim, coração, gérmen de trigo, cereais matinais vitaminados, grãos, peixes oleosos, levedura, ovos, siri, amêndoa, semente de abóbora e vegetais.

Necessidade diária: 1,3mg para homens e 1,1mg para mulheres.

Niacina (B3)

A niacina (ácido nicotínico) é convertida para nicotinamida, que é solúvel em água, estável em ácido e ao calor.

Funções: Necessário para a produção de energia nas células. Está envolvida nas ações das enzimas, incluindo o metabolismo dos ácidos graxos, respiração dos tecidos e para expelir toxinas.

Carência: Fraqueza, pelagra, anorexia, indigestão, erupções na pele, confusão mental, apatia, desorientação e neurite.

Excesso: Não existe toxicidade conhecida.

Fontes alimentares: Carnes magras, fígado, peixes oleosos, amendoim, cereais matinais vitaminados, leite, queijo cogumelo, ervilha, vegetais folhosos verdes, ovos, alcachofra, batata e aspargos.

Necessidade diária: 16mg para homens e 14 mg para mulheres.

   

Como referenciar: "Vitamina B - Funções, fontes, necessidade diária" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 20/05/2019 às 10:48. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/micronutrientes/vitaminab.php