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Vitaminas lipossolúveis

Vitamina A

Pode ser encontrada na forma de retinol (pré-formada), que é a sua forma natural.

É encontrada apenas em alimentos de origem animal e usualmente é associada às gorduras, ou na forma de betacaroteno (provitamina A). É o precursor da vitamina A encontrada nos alimentos de origem vegetal.

Funções

Crescimento e desenvolvimento dos tecidos, capacidade antioxidante, funções reprodutivas, integridade dos epitélios e importante para a visão.

Carência

Queratinização das membranas de mucosas que revestem o trato respiratório, tubo digestivo e trato urinário. Queratinização da pele e do epitélio do olho. Alterações na pele, insônia, acne, pele seca com descamações, diminuição do paladar e apetite, cegueira noturna, úlceras na córnea, perda de apetite, inibição do crescimento, fadiga, anormalidades ósseas, perda de peso nos últimos 3 meses e aumenta a incidência de infecções.

Excesso

Dores nas articulações, afinamento de ossos longos, perda de cabelo e icterícia.

Fontes alimentares

Disponível em retinol no fígado, rim, nata, manteiga, leite integral, gema de ovo, queijo e peixes oleosos. Fontes de carotenos presentes na cenoura,, abobrinha, moranga, batata doce, manga, melão, mamão, pimentão vermelho, brócolis, vegetais verdes folhosos, agrião, espinafre e etc.

Necessidade diária

900µg RAE para homens e 700µg RAE para mulheres.

   

Como referenciar: "Vitamina A - Funções, fontes, necessidade diária" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 24/03/2019 às 06:16. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/micronutrientes/vitaminaa.php