Você está em Diversos > Mito ou verdade?

Comer banana evita cãibra?

A cãibra é um espasmo ou contração involuntária dos músculos. A sua causa é uma hiperexcitação dos nervos que estimulam os músculos, que normalmente é causada por: atividade física rigorosa, desidratação, alterações hidroeletrolíticas (depleção de cálcio, sódio, potássio e magnésio), gravidez (normalmente secundário a magnésio baixo), alterações metabólicas como diabetes, hipotireoidismo, alcoolismo e hipoglicemia, doenças neurológicas com Parkinson, doenças do neurônio motor e doenças primárias dos músculos (miopatias), longos períodos de inatividade (sentado em posição inadequada), insuficiência renal, anemia e deficiência de vitamina B1, B5 e B6.

Então, podemos perceber que não é apenas a banana (rica em potássio) que resolve o problema. O ideal é manter uma hidratação adequada (beber líquidos antes, durante e depois da sessão de exercícios), realizar uma reposição nutricional adequada (particularmente para o sódio), alongar os músculos antes e no término do exercício.

Veja também...

Banana engorda?

Comer à noite engorda?

Quem malha à noite pode deixar de comer carboidratos nesse período para emagrecer?

Queijo minas tem menos gordura que a ricota?

Soja protege contra o câncer de mama?

Chocolate faz bem para a saúde?

Laxantes e diuréticos emagrecem?

Carne vermelha faz mal a saúde?

<< Voltar para seção "Mito ou Verdade"

Como referenciar: "Comer banana evita cãibra?" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2020. Consultado em 22/10/2020 às 02:39. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/mitoverdade/mitoverdade.php?id=25

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

O SONHO DE SER CANTOR

SOFRENDO COM A LÍNGUA PORTUGUESA