Você está em Diversos > Receitas

Risoto de Cogumelos

- 500 g de cogumelos frescos, em porções proporcionais (shitake, shimeji, cogumelo de Paris, etc.);
- 1 ½ litro de caldo de frango;
- manteiga sem sal e azeite a gosto;
- 2 cebolas grandes, cortadas no sentido do comprimento e fatiadas finamente no sentido da largura;
- 500 g de arroz arbóreo (ou outro italiano, próprio para risoto);
- 180 ml de vinho branco seco;
- Sálvia picadinha a gosto (deixe folhas inteiras para decoração);
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Fatie os cogumelos. Em uma panela, de preferência com fundo grosso, derreta a manteiga e junte o azeite. Refogue as cebolas cortadas em fatias finas, até ficarem douradas (cerca de 10 minutos em fogo médio a baixo). Acrescente a sálvia picada e frite-a. Junte os cogumelos fatiados e refogue-os. Junte o arroz e refogue mais um pouco. Acrescente o vinho branco e, sempre mexendo em fogo baixo, deixe absorver.
Com uma concha vá acrescentando aos poucos (e mexendo sempre) o caldo de frango, até que o arroz fique al dente (cerca de 20 minutos). Tempere com sal e pimenta-do-reino. Desligue o fogo, acrescente o parmesão e mais um pouquinho de manteiga (para dar brilho ao risoto), misture e monte rapidamente. Distribua o risoto em uma forma só para ajeitá-lo no prato (ele é cremoso, não ficará "enformado"). Enfeite com folhinhas inteiras de sálvia e salsinha picada em torno do prato.

Outras receitas

Biscoito de aveia

Smoothie de manga

Torta de frutas

Banana-split light

Hambúrguer de soja com carne

Biscoito de soja

Hambúrguer de soja

<< Voltar para seção "Receitas"

Como referenciar: "Risoto de Cogumelos - Receita" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 29/03/2024 às 12:49. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/receitas/receita.php?id=71